quinta-feira, 28 de abril de 2011

É perigoso a gravidez passar das 40 semanas?

Você Mamães que tem muitas duvidas compartilho com vocês um site para que como muitas mães achem algumas respostas !!


É perigoso a gravidez passar das 40 semanas? 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera normal, "a termo", uma gravidez que termine entre 37 e 42 semanas, e em muitos países é comum os médicos esperarem que o trabalho de parto aconteça naturalmente até 42 semanas completas. 

Depois das 42 semanas a gravidez é considerada "pós-termo", e nesses casos, em situações raríssimas, pode acontecer a morte súbita do bebê dentro do útero, por motivos que nem os especialistas sabem ao certo. No Brasil, a conduta mais comum dos obstetras é fazer um acompanhamento rigoroso da grávida depois das 40 semanas ("pós-data"), se a idéia for esperar mais um pouco pelo trabalho de parto. 

Caso esse seja o seu caso, o médico vai querer que você vá ao consultório a cada dois ou três dias, para avaliar os sinais vitais do bebê. Você também deve ser submetida a uma cardiotocografia, um exame que mede ao mesmo tempo suas contrações uterinas e os batimentos cardíacos do bebê. 

Dificilmente os obstetras no Brasil concordam em esperar até as 42 semanas. Eles também levam em conta o fato de que a idade gestacional quase nunca pode ser determinada com exatidão absoluta, porque a mulher não tem como saber em que dia ovulou. A postura consagrada aqui é a da cautela. Mas isso não quer dizer que você não tenha a chance de ter um parto normal se a data prevista do parto chegar e nada tiver acontecido. Você pode conversar com o obstetra para ver se seu corpo está nas condições ideais para uma indução do parto vaginal, antes de partir direto para uma cesariana .

Tire suas duvidas e faça suas perguntas no site :http://brasil.babycenter.com

0 comentários: