quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Shantala

A Massagem nos bebês, o toque, o carinho provoca um aumento da auto-estima e consequentemente da imunidade.
Com a massagem, esse laço pode ser restabelecido. “Através do toque, cria-se um vínculo ainda maior entre a mãe e a criança, que recebe carinho e aconchego, fica mais segura e se adapta melhor e mais rápido ao novo ambiente.
Shantala é uma massagem para bebês: uma arte tradicional,vem sendo cada vez mais popular em todo o mundo e cresce a cada dia o número de pesquisas científicas que objetivam comprovar seus benefícios.
Há um aspecto que transpõe as pesquisas científicas e suas comprovações: A relação Mãe-Filho/Pai-Filho. Foi esse encantamento, a relação, interação e vinculação que encantou Leboyer e que no Ocidente vem a ser uma forma dos pais aprofundarem o vínculo afetivo com seus bebês.
Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos. Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam, isso é muito importante e ajudará em muito nos dias difíceis da criança.
Deve-se criar uma rotina para se fazer a massagem, ou seja, ela deve acontecer sempre no mesmo horário, de preferência ao anoitecer, e após recebê-la o bebê deve tomar um banho de imersão (banheira ou ofurô, de corpo todo) para se acalmar ainda mais...e depois ter um soninho reparador e delicioso. A massagem pode ser aplicada a partir de um mês do bb.

A técnica não é difícil de ser aplicada mas deve ser mantida com responsabilidade.
Existe uma ordem a ser seguida, e exercícios específicos para cada membro que deve ser trabalhado, massageado, sem pular nenhum, sem acrescentar outros. Durante a aplicação, outro ponto importante é o óleo a ser passado no corpinho do bebê. Ele deve ser vegetal (extraído das plantas) e não mineral, que é vindo do petróleo! Os melhores são os de amêndoa-doce, girassol e uva.
As essências podem ser de lavanda,camomila, laranja doce.
Tea tree e eucalipto glóbulos são bons para combater gripes e resfriados.

A massagem tem vários benefícios como a diminuição das cólicas, melhoria da respiração do bebê, aumenta os impulsos energéticos, estimula o sistema imunológico, melhora a qualidade do soninho do bebê e relaxa ambos, mães e filhos.

Como diria Frederick :
“ É necessário conversar com a pele do bebê, falar com as suas costas,que tem sede e fome, como sua barriga”











Fonte: livingfit.com/Manaskarioga



0 comentários: